Motoboy é uma profissão? Conheça um pouco sobre essa história

 Em Blog

A palavra “motoboy” é composta pela ligação das palavras “motocicleta” e “boy”, termo inglês para “garoto”). O motoboy também tem sido chamado como Motofretista, em razão do serviço de motofrete. O profissional chamado de motoboy utiliza uma motocicleta, geralmente de baixa cilindrada, de 125 a 250 cilindradas para realizar entregas e distribuir diversos tipos de objetos tais como: pizza, fast food, documentos, medicamentos, peças automotivas, pagamentos bancários, convite para festas e eventos entre muitos outros produtos e serviços. Esse nome provavelmente foi derivado da palavra office-boy, pois o ele é uma evolução do Office boy, contudo utilizando a moto para realizar ganhar agilidade e incorporar muitas outras tarefas tornando a profissão extremamente versátil e essencial para várias empresas.

A origem do motoboy

Quem antecedeu o motoboy foi o motociclista a serviço do exército. No começo do século XX o motoqueiro foi uma função muito requisitada porque oferecia agilidade para transitar com informações militares.

Por quê a profissão cresceu tanto?

Outro fator que influenciou o crescimento desta profissão foi a globalização. Nesse cenário globalizado observa-se a precarização dos empregos, otimização dos custos, acirramento da competitividade e a crescente procura pela terceirização da mão de obra.

Motoboy é considerada uma profissão?

Prova de que passou a ser reconhecido como profissional é que até ganhou Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), norma de classificação numerativa e descritiva de atividades econômicas e profissionais. O código para a profissão de motoboy é o CBO 5191 – Motociclistas de entregas rápidas.

A profissão se tornou uma solução para o desenvolvimento econômico para as empresas e para o fluxo urbano. Transportando os mais variados tipos de encomendas, o motoboy colabora para o fluxo do trânsito no espaço urbano. Hoje as empresas não se enxergam mais sem essa profissão tão importante!

Se você ou sua empresa precisar do serviço deste profissional, chame a Fox Express, referencia quando o assunto é Entrega Rápida.Faça também uma simulação do serviço sem compromisso.

Posts recentes

Deixe um comentário